BRINQUEDOTECA ISERJ

LABORATÓRIO LÚDICO BRINQUEDOTECA
"Onde as crianças brincam, existe um tesouro enterrado." Walter Benjamin

Páginas

  • Home
  • Sobre Nós
  • O projeto Brinquedoteca
  • O projeto "Canteiros de Obra”
  • Ações curriculares
  • Contato

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sala de Brincar 2013



























Postado por Briquedoteca às 14:31
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Parceiros

  • Ônibus da Esperança / Busderhoffnung
  • GPICC - Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea
  • Cidade Educativa RJ

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

  • ►  2022 (1)
    • ►  novembro (1)
  • ►  2021 (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2020 (1)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2019 (4)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (3)
  • ►  2017 (6)
    • ►  março (6)
  • ►  2016 (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2015 (5)
    • ►  novembro (4)
    • ►  fevereiro (1)
  • ▼  2014 (5)
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (2)
    • ▼  fevereiro (2)
      • Última atividade de 2013
      • Sala de Brincar 2013
No TEATRO INFANTIL PROLETÁRIO (cf.Walter Benjamin), fundem-se realidade e jogo. As encenações são fortuitas e autênticas. Por meio dele, chega-se à resolução de tensões, as verdadeiras educadoras; rompem-se as vergonhas; e obtém-se influência imediata através de conteúdos, tarefas, eventos. A coletividade infantil quem se autoajusta. Inexiste público superior. E é assim que se libera o verdadeiro gênio da educação: a observação. Em seu cerne, encontra-se o coração do amor não sentimental, considerando-se que o amor sentimental faz a criança abdicar do ímpeto e do prazer, procurando corrigi-la com base em uma presumível superioridade intelectual e moral. A importância do gesto consiste na inervação criadora em correspondência precisa com a receptiva. Tal gesto pode ser desenvolvido por oficinas, mas não se pode perder de vista que a improvisação é o centro de onde emergem os sinais. O desempenho infantil dá-se no instante do gesto, em confronto com o pensamento que privilegia a eternidade dos produtos. Manifesta-se de maneira inesperada e única; e resiste a tentativas de mensuração. A disciplina que se exige das crianças é seu estigma. É preciso garantir às crianças até pelo menos os 12 anos de idade a realização de sua infância. A educação ideológica de classe começa com a publicidade. A encenação garante a grande pausa criativa no trabalho educacional (assim como o carnaval). Enquanto arte efêmera, o teatro é arte infantil.

Enquanto arte efêmera, o teatro é arte infantil.

Postagens mais visitadas

  • Projeto Canteiros 2016 - Observações no recreio1
  • Sala de Brincar 2013
  • Projeto Canteiros - Observação no recreio2
  • Sala de brincar
  • Aprender nas ruas - passeio Forte São João
  • FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro)
  • ISERJ (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro)
  • FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica)
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.