A Brinquedoteca do ISERJ
O projeto de brinquedoteca nasce de uma experiência de dez anos
na rede municipal de educação do Rio de Janeiro, cuja pesquisa Muniz (1997)
sobre ele revelou suas possibilidades como um laboratório lúdico na formação
continuada Muniz (2000) dos professores daquela rede. Chega ao ISERJ em 2001 e
inicia um trabalho na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
em diálogo com a formação de professores sobre as questões relativas à dimensão
lúdica do aprender. A Brinquedoteca é um espaço cultural cuja filosofia é
norteada por um novo paradigma, no qual o sujeito decide o que fazer e como
organizar o tempo, o espaço e as regras, favorecendo ainda o uso não
convencional de objetos e ideias. Nossa proposta de brinquedoteca escolar
considera esta modalidade de apoio à infância e juventude compatível com a
formação de sujeitos capazes para enfrentar a complexidade do mundo
contemporâneo. Busca refletir e experimentar este novo paradigma através de
ações voltadas para um fazer criativo e significativo na escola, desempenhando
o papel de laboratório lúdico fomentando experiências que instiguem a perceber
o brincar como linguagem promotora da imaginação, e que, portanto, precisam
estar presentes em nossa prática educativa. O Projeto tem como principais
objetivos:
(i) desenvolver uma atitude lúdica e refletir acerca das
possibilidades desse tipo de interação no espaço escolar;
(ii) articular o
campo da práxis lúdica da brinquedoteca, que acontece no CAP, com a formação
superior, dinamizando também o espaço do laboratório na formação continuada;
(iii) desenvolver projetos/ideias criativas baseadas nas interações lúdicas de
aprendizagem dos sujeitos participantes, crianças e adultos.
Referências
MUNIZ, Cristina. A brinquedoteca na escola. Dissertação
de mestrado em Educação Física. UGF. 1997
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