O projeto Brinquedoteca

A Brinquedoteca do ISERJ

O projeto de brinquedoteca nasce de uma experiência de dez anos na rede municipal de educação do Rio de Janeiro, cuja pesquisa Muniz (1997) sobre ele revelou suas possibilidades como um laboratório lúdico na formação continuada Muniz (2000) dos professores daquela rede. Chega ao ISERJ em 2001 e inicia um trabalho na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em diálogo com a formação de professores sobre as questões relativas à dimensão lúdica do aprender. A Brinquedoteca é um espaço cultural cuja filosofia é norteada por um novo paradigma, no qual o sujeito decide o que fazer e como organizar o tempo, o espaço e as regras, favorecendo ainda o uso não convencional de objetos e ideias. Nossa proposta de brinquedoteca escolar considera esta modalidade de apoio à infância e juventude compatível com a formação de sujeitos capazes para enfrentar a complexidade do mundo contemporâneo. Busca refletir e experimentar este novo paradigma através de ações voltadas para um fazer criativo e significativo na escola, desempenhando o papel de laboratório lúdico fomentando experiências que instiguem a perceber o brincar como linguagem promotora da imaginação, e que, portanto, precisam estar presentes em nossa prática educativa. O Projeto tem como principais objetivos:
(i) desenvolver uma atitude lúdica e refletir acerca das possibilidades desse tipo de interação no espaço escolar;
(ii) articular o campo da práxis lúdica da brinquedoteca, que acontece no CAP, com a formação superior, dinamizando também o espaço do laboratório na formação continuada; 
(iii) desenvolver projetos/ideias criativas baseadas nas interações lúdicas de aprendizagem dos sujeitos participantes, crianças e adultos.

Referências

MUNIZ, Cristina. A brinquedoteca na escola. Dissertação de mestrado em Educação Física. UGF. 1997

MUNIZ, Cristina (org) Esconderijos. Rio de Janeiro: 7 Letras. 2000.





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