sábado, 7 de novembro de 2015

Roda de Conversa: “Nos canteiros do Instituto: o que diria Heloísa Marinho?” (Jornada de pesquisa e extensão/ISERJ, 2015)

A experiência educativa baseada na cultura lúdica relacionada a dois importantes momentos na história do Instituto de Educação: 1) o pensamento de Heloísa Marinho, uma referência para a Educação Infantil, professora do Instituto de Educação, de 1934 a 1975, focado pela exposição "Memória, Infâncias e Brinquedos", realizada pela Brinquedoteca do CAP/ISERJ, em 2012; 2) e as mudanças atualmente em curso no Infantil, especificamente o projeto de  integração entre esse segmento e o Ensino Fundamental, e mais recentemente também com o envolvimento do curso de Pedagogia.


De acordo com Walter Benjamin, buscamos identificar no passado os germes de uma outra história, capaz de dar nova face ao presente, norteados pelas questões: Estamos abertos a novas proposições e a um fazer-junto? Que outras infâncias encontramos no agora de nossos encontros? Que outras relações geracionais podem ser descobertas, ressignificadas? Sob que condições é ainda possível a artesania da experiência coletiva? 

Nenhum comentário: