TRAZENDO
O JOVEM DO ENSINO MÉDIO PARA A CONVERSA nesse espaço que
acolhe o corpo e a memória refletindo o lúdico como aprendizagem
do desejo.
Os
jogos são desejo... não o desejo de algo que falta mas o desejo do
instante que passa e do que está para surgir ... são puro apetite
de viver. (M. M. Bousquet)
Registro
da professora Sonia Sarmento que ministra a disciplina de Psicologia
do Ensino Médio profissionalizante ao trazer à Brinquedoteca os
alunos nesse rememorar o impulso lúdico e curioso que nos move a
explorar a vida ao acaso.
Percebi
que a unidade que estava trabalhando com os alunos – memória ,
conhecimento, inteligência, percepção e criatividade – poderia
ser a deixa para esse encontro na brinquedoteca.
Na
entrada do prédio da Educação Infantil, já percebi uma mudança
no clima da turma. Ao passar pelo corredor à procura da sala, houve
uma euforia inicial com a observação dos trabalhos coloridos dos
alunos expostos nas paredes. Ao entrar na sala, todos foram tomados
por uma imensa alegria.
Foram
quarenta minutos brincando. Ao final, a Cristina propôs falarmos uma
palavra sobre o brincar. Ficamos em roda e jogamos um saquinho de
areia para um deles, e esse aluno depois de falar uma palavra jogou
para outro, e assim por diante.
Ao
final, sentamos. Queríamos interferir o mínimo possível, pedimos
para eles falarem das brincadeiras da infância. Muitas lembranças,
todos tinham alguma história. Nenhum aluno lembrou da hora de ir
embora, passamos da hora!


No
encontro posterior que tive com os alunos, todos comentaram que a
atividade foi muito boa, que poderíamos voltar à brinquedoteca
outra vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário